quarta-feira, 16 de maio de 2012

Costumes Culinários de Familia:Rodrigo Machado


 “Memórias da Infância”


O sabor de minha vida se confunde com o sabor de uma comida feita no fogão a lenha dos meus avos, lembranças da infância com a família toda reunida, tios primos, avós. Coisas que se foram junto com eles, apesar de nos reunirmos ainda hoje nunca mais terá o mesmo sabor.
Só podemos é fazer com que nossas vidas se pareçam com o modo de vida dos nossos avós quando nos reunimos para proporcionar essas mesmas sensações para nossos filhos e netos.
No começo dos anos 90 quando começamos a ir com mais freqüência à casa dos nossos avós maternos, RAINILDES TURNES KOERICH E TOLENTINO TURNES KOERICH,  junto com vários outros primos, tios e  tias ficávamos o domingo todo.

Quando chegávamos a primeira coisa que fazíamos, nós os primos, era ir no galinheiro e procurar os ovos da sua galinha, pois cada um de nós já havia adotado uma delas.
Logo após, corríamos para o pasto para brincar de escorregar com as folhas de palmeiras e com isso ficávamos até a hora do almoço quando nosso avô  ia nos chamar.
 La estava já a galinha no fogo já quase pronta e o macarrão sendo ainda cortado a  mão pela minha avó, que não deixava ninguém ver ela preparando a comida porque não queria revelar o segredo.
As crianças ficavam sentadas do lado de fora da casa em uma mesa improvisada com tábuas por cima de um tanque de lavar roupas.  Era uma aventura para nós esse almoço, pois ficávamos comendo e brincando com a água do tanque jogando uns nos outros. O que dava muita bronca por parte dos pais, mas mesmo com tudo isso era muito divertido e traz muita saudade.

Receita: Frango caipira de São Pedro de Alcântara

    * Para o frango:
    * 1 frango de 1,5 kg a 2,0 kg, cortado nas juntas
    * Água fervente para escaldar o frango
    * Água fria com suco de 1 limão para colocar os pedaços do  frango
    * Para o tempero:
    * 2 colheres (sopa) de alho amassado
    * 1 colher (café) de pimenta-do-reino
    * Sal a gosto
    * Para fritar:
    * 5 colheres (sopa) de óleo
    * 1 pitada de açúcar para dourar
    * 1 cebola média cortada em rodelas
    * 2 colheres (sopa) de salsa picada
    * 2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Modo de Preparo:

    * Lave bem os pedaços de frango e escalde em água fervendo.
    * Escorra e coloque na água com o suco de limão.
    * Deixe por 20 min. Escorra bem a água.
* Tempere com o alho, o vinagre, a pimenta e o sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário