quarta-feira, 16 de maio de 2012

Costumes Culinários de Família: Dorvalina Pereira


“Memórias da Infância”





“Esse período da minha doce infância traz boas lembranças. Lembro das brincadeiras saudáveis e das atividades simples que com a proteção da minha humilde família me faziam muito feliz.
Nasci no centro da cidade de Florianópolis na Rua Bocaiúva perto do antigo campo do Avaí. Onde morei até os meus oito anos, até o dia em que começaram as obras da Avenida Gama Deça.
A partir desse momento começaram as indenizações. Lembro que esse fato mexeu um pouco com meu lado emocional familiar, gerando algumas incertezas principalmente quando as casas estavam sendo derrubadas pelas máquinas da prefeitura.
A nossa casa e a dos vizinhos daquela região não foram bem indenizadas, mas a vida seguiu em frente e depois desses acontecimentos fomos morar no Continente, distrito do Estreito na rua Fúlvio Aducci.
Foi nessa época que meu pai abriu um bar e restaurante. Minha mãe por ser uma grande chefe de cozinha atuou no referido estabelecimento inserindo no cardápio variados tipos de pratos, mas o que ela gostava mesmo era de cozinhar para a família em quase todos os finais de semana oferecendo um cardápio bastante variado. Um dos  pratos bem elaborados era a carne assada de panela de barro recheada com toicinho e lingüiça frescal Blumenau, tendo como acompanhamento arroz, salada de vagem com cebola, ovos e maionese com salsicha em lata que dava um gosto muito especial quando servida com farofa feita de miúdos de galinha. Outro prato bem elaborado que minha mãe cozinhava com muito prazer para degustarmos era o macarrão acompanhado de um excelente molho de carne escura. E a sobremesa então não deixava por menos de tão saborosa.
Ela me ensinou a elaborar uma sobremesa com gelatina servida com creme de leite e leite condensado Moça e também uma bela caçarola italiana.
Na refeição vespertina (café da tarde) era feito um café colonial com o café, o chocolate quente e o chá acompanhado com cucas, bolos, pastéis, sonhos, bananas recheadas, pão caseiro, pão de trigo, batata doce cozida, aipim cozido, amendoim torrado e milho cozido.
Os produtos eram muito variados gerando uma boa mistura na elaboração dos pratos.
Misturava-se a coalhada, ricota, salame, manteiga, chimia, doce de leite caseiro, patê caseiro, queijo e mortadela e ovos fritos.
E para finalizar depois de todas essas degustações, minha mãe, servia uma maravilhosa sopa/canja e uma delas era muito boa e era feita de mandioca servida com torradinhas. Era um verdadeiro deleite e tudo feito com muito carinho o que nos permitiu grandes momentos de alegria, prazer e motivação para um ótimo convívio familiar.
Assim sendo, encerro aqui o breve relatório dos relatos e costumes da nossa família, que ficarão para sempre marcados em nossa memória agradecendo sempre em primeiro lugar ao meu mestre Jesus por ter me abençoado permitindo que fizesse parte dessa família que foi responsável por todo o meu processo de aprendizado e trajetória de vida

Receita: carne assada em panela de barro (10 pessoas)

2 Kg de carne (colchão de dentro)
300 gr. de lingüiça de Blumenau
200 gr. de toicinho
1 cebola
1 tomate
½ pimentão verde
1 colher de extrato de tomate
5 batatas médias inteiras
sal a gosto
4 dentes de alho
vinagre para temperar

Modo de preparo

Tempere a carne com alho, sal e vinagre, reserve por 1 hora
Cortar a carne para rechear com lingüiça cortada no comprimento e os 200 gr. de toicinho
Costurar a carne e reservar
Na panela de barro coloque ½ colher de café de açúcar e ½ colher de sopa de óleo , deixe queimar o açúcar no óleo, coloque a carne para dourar, sempre virando e acrescentando gotas de água até ficar tenra e com molho escuro
Descasque as batatas e coloque para cozinhar no molho de carne,  quando estiver quase pronta acrescente os temperos bem picados para cozinhar junto.
Estará pronto quando a consistência do molho for cremosa
Para servir, corte a carne em fatias e decore com batatas, para complemento arroz branco e farofa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário